You are here

Fórum Mundial de Sustentabilidade: Sem compromisso ambiental

Ex-premier da Noruega diz que discursos dos governos não saem do papel

MANAUS - A falta de comprometimento dos governos com as questões ambientais foi apontada pela ex-primeira-ministra da Noruega Gro Harlem Brundtland como o principal problema para o desenvolvimento de políticas para a sustentabilidade econômica, ambiental e social no mundo. Gro Harlem abriu na quinta-feira os debates no primeiro dia do Fórum Mundial de Sustentabilidade, realizado em Manaus. O evento, que prossegue hoje e amanhã, reúne líderes empresariais, autoridades, políticos e ambientalistas. A diplomata e líder internacional em desenvolvimento sustentável e saúde pública disse que muito se discute sobre sustentabilidade, economia verde e energia limpa, mas na prática a maior parte dos discursos não sai do papel. Para ela, falta mais comprometimento e liderança governamental para tratar esses temas:

— Todos os avisos apontam para o aquecimento global, mas a maioria dos governos não realiza ações concretas para ajudar a preservar o meio ambiente para essas e futuras gerações.

Gro Harlem também falou com preocupação sobre o envolvimento dos países com a Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, a Rio+20, que será realizada de 13 a 22 de junho deste ano, no Rio de Janeiro. Ela lembrou do acordo firmado pelos países na Conferência do clima em Copenhague e destacou que pouco foi feito de fato para cumprir o acordado entre os Países.

Já o diretor-executivo da Rio+20, Brice Lalonde, disse que esse é o momento de o Brasil liderar a Conferência e criticou outros governos:

— Estamos cansados de discurso. O problema de não avançarmos é a lentidão dos governos. Agora é hora de implementar.

Segundo Brice, a Rio+20 contribuirá para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

Entre os palestrantes desta sexta-feira está o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Leia mais sobre esse assunto em http://www.forumdesustentabilidade.com.br/